terça-feira, 9 de agosto de 2011

A falta de...

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. O trecho da popular música de axé, “País Tropical”, retrata uma visão bela e paradisíaca do Brasil. Sem regras e selvagem, esta é a imagem que o país transmite aos estrangeiros. Como prova tem o depoimento do ator americano Sylvester Stallone, que esteve no país recentemente gravando um novo filme. “Os brasileiros são ótimos, nós podemos explodir o país deles, e eles ainda nos presenteiam com um macaco”.

O comentário humorado do ator tem sim a sua verdade, afinal o Brasil idolatra tal acontecimento como este, um filme estrelado por um ícone do cinema americano e rodado em terras brasileiras é de extrema importância para a manutenção do ego de alguns “manda chuvas” que fingem governar um país. Por que uma nação que canta “País Tropical” idolatra tanto uma produção americana?

Se em 1910 Monteiro Lobato retratava o nacionalismo extremo, em 2011 a falta deste é preocupante. Brasileiros continuam a torcer o nariz para o cinema brasileiro, enquanto o mesmo ganha diversos prêmios internacionais. Perguntar para um jovem quem foi Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim pode ser constrangedor, já que a resposta pode ser um perturbador silêncio. Mas andando pela Europa encontro a presença da música de Tom Jobim com grande força e amada por muitos.

Os tempos se invertem, ou é muito, ou é pouco. É necessária uma dosagem de nacionalismo, afinal o Brasil tem sim suas belezas, todavia não é perfeito.

Um comentário:

  1. JP.... Coberto de razao!

    Adorei o post, é a verdade que ocorre diariamente.
    Ontem quando fui na locadora com meu namorado e quis ver um filme Brasileiro ele "torceu o nariz" e depois de ver o tal filme, que ele adorou, conversamos sobre como o Brasileiro menospreza o "BRAZIL" é... com Z mesmo....pq é assim que os extrangeiros escrevem.... e é assim que a maioria dos "nascidos no BRAZIL" acha que deveria ser. Eu nao sou "nascida no BRAZIL", SOU BRASILEIRA! Amo o meu país!
    PÁTRIA AMADA BRASIL!

    ResponderExcluir