segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma história em família

Era quase meia noite, a família Cortez já se preparava para dormir quando o patriarca da família, senhor Lúcio, manda chamar todos da casa para uma reunião em seu escritório. O típico bairro carioca, São Conrado, exalava uma noite agradável, diferente do calor que se passou durante à tarde do mesmo dia. Sem entender muito o motivo da tal reunião os moradores da mansão se dirigem ao escritório. Laura, a filha mais velha com seus 19 anos, Lucas de 15 anos e a esposa e mãe Letícia entram pela elegante porta de madeira sueca, que separava a casa do escritório, e se sentam nas exóticas cadeiras, compradas em uma viagem a Inglaterra.
Depois de acomodados a família esperava por uma explicação de Lúcio, já que a neste momento a madrugada já invadia a noite carioca, mas a única ação nos primeiros 5 minutos foi um perturbador silêncio. Lúcio interrompe o marasmo e pergunta:
- O que eu ensinei para vocês durante todo esse tempo?
- Como assim amor? -Pergunta a esposa sem compreender muito a intenção da pergunta.
- Como pai de família, que herança eu deixo para vocês? - Explicando a pergunta Lúcio responde.
Rapidamente Lucas responde a indagação do pai:
- Nossa pai você nos deixa tantas coisas.Olha essa casa enorme, a conta no banco e a empresa, tudo isso seria nosso.
Lúcio se recolhe na poltrona e deixa uma lágrima correr sua face, que já apresentava uma barba por fazer. Quase que por sussurros ele retoma o dialogo com a mulher e os filhos:
- Todos concordam com isso? Foi realmente só isso que deixo de heranças para vocês?
Após conseguir a afirmação dos dois filhos, Lúcio que agora demostrava tristeza no olhar, se volta para a estante e pega uma caixa com algumas fotos e fitas de lembranças da familia.
- Quero que vocês assistam essas fitas, depois falo o porque desta reunião. - disse já colocando a fita no videocasete.
As horas varavam a madrugada e a familia se emocionavam vendo as gravações antigas. Já passavam das três e Lúcio desliga a TV, e volta a atenção aos filhos:
- Depois de assistir tudo isso ainda acham que a unica coisa que deixo é o dinheiro e meus bens? - Sem deixar espaço para respostas o pai retoma seu discurso - Quero que os três saibam que eu os amo muito, e que mais importante que todo o meu trabalho na empresa é a educação de vocês. Quero que meus filhos sejam grandes pessoas, humilde, de ótimo coração. Agora reflitam cada ano de vida de vocês, eu não deixei isso para vocês?
Lucas e Laura, já amparados pela mãe choram ao questionamento do pai:
- Pai, nós também te amamos. E olhe bem para nós, somos pessoas de bem, e devemos tudo isso a você e a mamãe que tanto se preocuparam com a nossa educação- Conforta, Laura, o pai que já se debruçava sobre a mesa chorando.
Em seguida, se abraçarem intensamente. Os filhos questionam o pai o porquê daquelas indagações, ele apenas sorriu e disse:
- Meus queridos, só queria ter a certeza que minha obra foi feita, e que vocês sabem caminhar sozinhos. Agora vamos dormir pois já está tarde, boa noite.
Em meio a lagrimas os filhos se dirigem a escada e dão uma ultima olhada no pai, sentado na poltrona acenando com um beijo. E foi o ultimo beijo, pois naquela manhã Lúcio não levantou mais da cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário