segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Sede por Atualização
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Uma história em família
terça-feira, 9 de agosto de 2011
A falta de...
“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. O trecho da popular música de axé, “País Tropical”, retrata uma visão bela e paradisíaca do Brasil. Sem regras e selvagem, esta é a imagem que o país transmite aos estrangeiros. Como prova tem o depoimento do ator americano Sylvester Stallone, que esteve no país recentemente gravando um novo filme. “Os brasileiros são ótimos, nós podemos explodir o país deles, e eles ainda nos presenteiam com um macaco”.
O comentário humorado do ator tem sim a sua verdade, afinal o Brasil idolatra tal acontecimento como este, um filme estrelado por um ícone do cinema americano e rodado em terras brasileiras é de extrema importância para a manutenção do ego de alguns “manda chuvas” que fingem governar um país. Por que uma nação que canta “País Tropical” idolatra tanto uma produção americana?
Se em 1910 Monteiro Lobato retratava o nacionalismo extremo, em 2011 a falta deste é preocupante. Brasileiros continuam a torcer o nariz para o cinema brasileiro, enquanto o mesmo ganha diversos prêmios internacionais. Perguntar para um jovem quem foi Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim pode ser constrangedor, já que a resposta pode ser um perturbador silêncio. Mas andando pela Europa encontro a presença da música de Tom Jobim com grande força e amada por muitos.
Os tempos se invertem, ou é muito, ou é pouco. É necessária uma dosagem de nacionalismo, afinal o Brasil tem sim suas belezas, todavia não é perfeito.
Utopias de ideias
Brasil país do carnaval, um governo realmente carnavalesco de fantasias, carros alegóricos e muita bagunça. O país parece ser administrado por macacos, por tamanha desorganização, posso ter ofendido os macacos, já que são mais capazes de manter uma ordem do que nossos governantes.
O Brasil precisa de uma reforma governamental, e já. A partir deste parágrafo o texto se torna, como as teses de abril, utilizadas pela Rússia na implantação do socialismo, um aglomerado de ideias utópicas e hipócritas. Se acham que vão encontrar soluções para organização do país desista. São apenas utopias.
O brasileiro sofre na mão dos serviços públicos. Educação e saúde são sistemas esquecidos pelos representantes no poder. Como pode acontecer de uma grávida entrar em trabalho de parto, permanecer por 22 horas, e perder o bebê por falta de vaga no hospital. O governo alega falta de verba para a manutenção do sistema, mas como pode existir falta de verba para a saúde, enquanto é gasto um milhão de reais com um blog da cantora Maria Bethânia, e 558 mil reais com a produção de um filme que conta a vida de uma prostituta? Mas como disse, é hipocrisia, afinal financiei o projeto, fui ao cinema assistir ao filme.
Não estou levantando a bandeira do realismo e muito menos do socialismo, até porque vou ao shopping e gasto R$300,00 em uma calça jeans, enquanto R$5,00 poderia tirar a fome de uma criança.