segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ignorância Química


Há muito se avançam as tecnologias nucleares, é cada vez mais recorrente nos depararmos com novas tecnologias no mercado que fazem o uso de elementos nucleares. O uso da energia nuclear é tema de muitos debates, já que a mesma representa uma fonte de energia alternativa àquelas já existentes. Contudo, seu uso "desenfreado" tem se tornado letal quando somado à ignorância química da população.
A química nuclear é sim, uma grande aliada nas pesquisas e no desenvolvimento, todavia diversos fatos fezem-nos crer que ainda não se está preparado para utilização da mesma. O dia 26 de abril de 1986, por exemplo, foi um dia triste para a Ucrânia uma vez que por volta de 1 da manhã, o quarto reator da usina de Chernobyl sofreu uma explosão de vapor que resultou em incêndio somado a uma série de explosões adicionais, e o derretimento nuclear. Tal tragédia foi considerada a de maior impacto no Planeta, com emissão de radiação 400 vezes maior que a bomba lançada na cidade de Hiroshima em 1945.
A fabricação de bombas nucleares é outro problema de preocupação mundial, já que diversos grupos extremistas fazem o seu uso, e algumas redes de comunicação divulgam já ser possível “explodir” a Terra com uma bomba já existente.
Outro fato, o mais trágico no Brasil, que chama atenção acorreu em Goiânia, em 1987. O acidente radiológico teve início no dia 13 de setembro. Devido à contaminação da população com o Césio-137, elemento usado em máquinas de raios-X em hospitais. Sucateiros, que acharam a “tal peça” no lixo, desmontaram-na e encontraram um pó azul emitindo brilho, e esse mesmo pó, Césio-137, deixou um rastro de contaminação por onde passou.
A falta de informação à sociedade faz com que fatos como estes aconteçam deliberadamente. A ignorância, de um princípio básico de química, faz com que a própria sociedade adote uma “enxurrada” de conseqüências, tendo em vista que acidentes nucleares são capazes de se prolongar por diversas gerações, realizando mutações. Por que motivo a população concorda que armas nucleares ainda sejam produzidas? Será que se fossem informadas sobre os males do seu uso iriam protestar?
O estudo da química não deveria ser limitado apenas às salas de aulas do colegial, as informações deveriam ser repassadas a toda população. Uma sociedade informada é uma sociedade consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário